Notícias

Home / Pilotos / Dennis Dirani / Notícias

Entrevista com Dennis Dirani, campeão da Copa Brasil na Graduados A

O sobrenome é conhecido nos kartódromos, principalmente em São Paulo. Dennis Dirani é o irmão mais novo de Danilo Dirani, piloto que fez sucesso no kart, foi campeão da Fórmula 3 Sul-Americana e hoje corre na Fórmula Atlantic, nos Estados Unidos.

O caçula da família é um dos pilotos mais experientes do kart nacional. Correu contra nomes como Sérgio Jimenez, André Nicastro, Clemente Faria e Júlio Campos. Hoje enfrenta a turma recém chegada na Graduados A. A experiência tem feito a diferença; Dennis conquistou o vice-campeonato brasileiro deste ano e agora venceu a Copa Brasil de Kart.

Isso sem contar como ele conheceu os karts. De uma maneira que muita gente sequer sonhou. Suas primeiras voltas não foram em Interlagos, como as da maior parte de sua geração. O começo da carreira, o apoio do pai – ‘seu’ Zezinho Dirani – sempre presente nas pistas, e conquistar pela primeira vez um título nacional, Dennis Dirani conta tudo nesta entrevista exclusiva. Confira:

Allkart.net - O sobrenome Dirani é um dos mais conhecidos do kartismo paulista. Como começou a história da família no automobilismo?

Dennis Dirani - Começou com meu pai que era amigo do (Ayrton) Senna, pois o Ayrton levava carros na oficina dele tanto para arrumar como para preparar. Quando o Senna começou a construir a pista de kart na fazenda dele em Tatuí (interior de São Paulo), pediu para meu pai comprar os karts e fazer a manutenção. Daí o próprio Ayrton deu um desses karts para o meu irmão (Danilo) que acabou começando a andar de kart e aí começou toda a paixão.

Allkart.net - E o seu primeiro contato com a velocidade, como e quando foi?

Dennis Dirani - O meu primeiro contato com o kart foi na própria fazenda do Senna, em 1992. Eu tinha apenas cinco anos e houve um fato engraçado, meu pai tinha pegado o motor, que na época era o ‘sthill’ (primeiro motor usado pela categoria Cadete, derivado de motores de moto-serra), emprestado de um piloto que corria o paulista e o mecânico deste tinha deixado o motor acelerado. Então quando puxaram a cordinha, o motor acelerou com tudo. Eu nunca tinha andado e me assustei. Comecei a chorar (risos). Só fui andar de kart outra vez um tempo depois.

Allkart.net - Seu irmão (Danilo Dirani) já corria de kart quando você decidiu correr também. Como foi a reação da família quando você começou? Te apoiaram?

Dennis Dirani - Como eu andava de vez em quando na fazenda, eu comecei a gostar e queria andar mais frequentemente. Então pedi para o meu pai deixar eu começar a correr. Minha família sempre apoiou. Naquele tempo não era tão caro quanto hoje em dia, então dava para correr também.

Allkart.net - Em que ano e categoria você estreou no kart?

Dennis Dirani - Estreei em 1996, na Cadete.

Allkart.net - Como era trabalhar com seu pai e seu irmão no mesmo box?

Dennis Dirani - Era muito bom e divertido, porque era um clima bem família, onde no final tudo era resolvido. Aprendi muito com eles, meu irmão me ensinava como andar, traçados, onde acelerar e etc. Já meu pai acertava meu kart e me ensinava o porquê de tudo, como carburar, porque tem que fechar ou abrir a agulha, calibragem. Meu pai continua me acompanhando nas pistas, me dá idéias, quando tenho alguma dúvida pergunto para ele. Meu irmão também, quando está no Brasil vai ver meus treinos, ver as corridas, também vou ver quando ele corre de Shifter (kart com marcha). Nós continuamos juntos sempre. É sempre bom ter a família por perto.

Allkart.net - Dos pilotos que correm na Graduados A atualmente, você é um dos mais experientes. Acha que isso tem ajudado de alguma maneira?

Dennis Dirani - Para mim tem ajudado sim, pois eu já vi bastante e senti muitas situações de corrida, clima, pista. E com o passar do tempo fui aprendendo a acertar o kart, ainda mais que já andei com bastante coisa. Por exemplo, você lembra do eixo que você andou há um tempo atrás e sabe se ele é o ideal naquela condição de pista e clima.

Allkart.net - Você é um piloto que encontrou duas gerações do kart na Graduados A. Correu contra pilotos como Sérgio Jimenez e Clemente Faria Júnior. Hoje encara novos talentos como Douglas Hiar, Gabriel Dias e Leonardo Cordeiro. Essas duas gerações de pilotos são muito diferentes?

Dennis Dirani - As gerações não são diferentes, as diferenças estão só nos nomes dos pilotos. Cada um tem seu estilo, sua estratégia de corrida, e eu aprendi muito com os pilotos com os quais eu corri como Jimenez, Clemente, (Júlio) Campos e (André) Nicastro. E também tenho aprendido muito com os pilotos da “nova” geração como Douglas, Dias e o (Rafael) Suzuki.

Allkart.net - Quais as principais diferenças/semelhanças?

Dennis Dirani - Existem diferenças de pilotos, um é mais veloz que o outro, o outro acerta melhor que o ‘um’. São diferenças normais entre os pilotos. Em qualquer geração.

Allkart.net - Como foi deixar de trabalhar com a Kart-Mini, depois de tanto tempo correndo lá, para correr pela Birel Sudam?

Dennis Dirani - Foi bastante difícil, pois foram nove anos na Kart-Mini, sendo que os últimos três anos foram como piloto de fábrica. Mas no começo do ano eu recebi uma boa proposta da Birel Sudam e não tinha como dizer não. Aceitei.

Allkart.net - Você demorou a se acostumar com a nova equipe, o novo equipamento?

Dennis Dirani - Com o chassi Birel não demorei muito para me acostumar não, foi tudo bem rápido. Com a equipe foi rápido também, pois já conhecia o Zé Bolão (chefe de equipe da Quake 2) há bastante tempo e nós conversávamos bastante sobre o kart. Claro que sempre tem aqueles detalhes que só com o entrosamento você consegue resolver.

Allkart.net - Você foi um dos destaques já no Campeonato Brasileiro deste ano, quando foi vice-campeão da Graduados A. Como foi esse campeonato? O que faltou para conquistar o título?

Dennis Dirani - No Brasileiro de Itumbiara (em Goiás), no qual eu fui vice, eu estava muito bem acertado. Porém uma quebra na segunda bateria, quando eu era terceiro, meio que atrapalhou, pois além de perder pontos, eu tive que largar em 15º na terceira corrida. Nessa eu fiz uma ótima prova de recuperação e terminei em terceiro. Na quarta bateria o (Sérgio) Jimenez estava muito bem acertado e então ele ganhou e eu fui segundo. E vice-campeão.

Allkart.net - Depois do Brasileiro você e sua equipe (a Quake2) se concentraram exclusivamente para a Copa Brasil? Como foi a preparação para esse torneio?

Dennis Dirani - Enquanto nós treinávamos para os campeonatos Paulista e Paulista Light RBC, nós íamos testando coisas que podiam funcionar na Copa. Acertos, peças novas e além desses treinos antes das etapas, fizemos um treino extra.

Allkart.net - Por ser um torneio de curto, com apenas duas baterias a preparação precisa ser diferente?

Dennis Dirani - Por ser apenas duas baterias você não pode ir mal na primeira. Por outro lado, são duas corridas de 25 voltas e você só tem um jogo de pneu. Assim, o kart precisa estar acertado para ser rápido sem gastar pneu, já que você precisa deles para 50 voltas mais a tomada de tempos. A preparação tem que ser muito bem planejada, principalmente por causa dos poucos treinos que você tem.

Allkart.net - O que muda em relação a um Brasileiro de Kart, por exemplo?

Dennis Dirani - A maior mudança são os treinos. Como são muitas categorias, nós só temos um treino de 25 minutos e outro de 20, enquanto no brasileiro são quatro treinos de 40 minutos. Dessa forma, no Brasileiro você pode experimentar mais coisas, arriscar mais. Na Copa tem que ir mais no ‘feijão com arroz’.

Allkart.net - Conquistar seu primeiro título nacional, tirou “um peso das suas costas” depois de bater na trave algumas vezes?

Dennis Dirani - Sem dúvida. Esse título veio em uma boa hora. Bati na trave em alguns Brasileiros e na Copa do ano passado. Só que eu nunca desisti e graças a Deus consegui esse título. Tomara que seja o primeiro de outros títulos nacionais.

Allkart.net - Você está brigando pelo título do Paulista e Paulista Light RBC. Quais são suas chances de títulos nestes campeonatos?

Dennis Dirani - No Paulista estou liderando com 10 pontos de vantagem para o Suzuki e 16 para o Douglas (Hiar), está sendo uma disputa muito interessante e difícil. Já no Paulista Light eu perdi a liderança do campeonato na última corrida, por causa de um abandono, e o líder agora é o Douglas Hiar. Esses dois campeonatos vão ser bem interessantes, vai ser uma disputa bonita e difícil, e eu tenho confiança de que posso vencer.

Allkart.net - Em novembro você vai disputar pela segunda vez a Seletiva Petrobras. Se sente mais preparado em relação ao ano passado?

Dennis Dirani - Sim, esse ano eu vou com a bagagem de ter visto como funcionam as coisas, pontuação, o kart, pesos, e espero que nesse ano o resultado seja melhor que o do ano passado.

Allkart.net - Quais os planos para 2007? Já pensa em dar inicio na carreira no automobilismo?

Dennis Dirani - Sim, penso em seguir uma carreira para o automobilismo, mas para isso eu precisaria de patrocínio, pois não possuo o dinheiro suficiente para ingressar em alguma categoria.

Allkart.net - Seguir os passos do seu irmão e seguir carreira nos monopostos é uma meta?

Dennis Dirani - Sim, eu cresci sonhando em um dia guiar um carro monoposto, mas para isso precisa de dinheiro, e não possuo. Por isso, caso alguém queira ajudar, será muito bem vindo.

Quero agradecer aqui a todos que me ajudaram nesse titulo da Copa Brasil. Agradeço a todos da Birel Sudam, a Quake 2, RBC Preparações, a Faculdade Ítalo Brasileiro, PPK, e a minha família pelo apoio e confiança.

Papo de box:

Nome: Dennis Dirani
Data de nascimento: 13/12/1987
Estréia no kart: 1996
Pista favorita: Interlagos
Principais conquistas: Campeão da Copa do Brasil
Bi-campeão Paulista
Campeão Paulista da Granja Vianna
Vice-campeão Brasileiro
Vice-campeão Paulista
Ídolo no esporte: Ayrton Senna

Crédito da foto: Nei Tessari

Ricardo Belussi / São Paulo

Fonte: Allkart.net