Saiba mais sobre os pilotos:

Serviços: Conversão a Álcool

Benefícios da conversão alcool

A conversão alcool de motores resulta em um ganho de mais potência em torque, em função da maior octanagem do álcool. Benefícios ambientais diretos e indiretos, proporcionados pela conversão alcool, pois diminui a emissão de poluentes, o álcool não é derivado de petróleo, é extraído através da cana-de-açúcar, um recurso renovável, que ajuda a diminuir o aquecimento global. A conversão alcool aumenta a vida útil do motor porque a utilização do álcool combustível não apresenta depósitos de carbono (carbonização) como à gasolina. A conversão alcool proporciona uma economia financeira na utilização do álcool combustível, tendo um custo de kilômetro rodado inferior ao da gasolina.

A evolução da conversão alcool

A conversão alcool evoluir muito desde a época dos motores carburados, principalmente com a utilização da injeção eletrônica nos motores.

Conversão alcool – motores carburados (antigos):

Antigamente na época dos motores carburados, a conversão alcool consistia em uma adaptação mecânica significativa de substituição de peças do motor e ajustes para fazer com que o motor original gasolina rodasse com álcool:

Aumento da taxa de compressão para a conversão alcool: no geral rebaixava-se o cabeçote do motor, podendo trocar pistão e/ou anéis. 
Enriquecimento da mistura ar/combustível para a conversão alcool: no carburador, trocava-se o “Gecleur” e faziam-se ajustes para uma maior vazão de combustível. 
Avanço do ponto de ignição para a conversão alcool: em geral feito no distribuidor do sistema de ignição (gerador de faísca da vela).

Conversão alcool – motores com injeção eletrônica (atuais):

Os motores com injeção eletrônica evoluíram muito desde a época dos motores carburados, tornando a conversão alcool: rápida, segura e com resultados surpreendentes, tanto de economia quanto de desempenho.

Graças a injeção eletrônica empregada nos motores, e que também veio evoluindo com o decorrer do tempo, a conversão alcool se transformou em uma conversão basicamente eletrônica, feita por produtos ou processos eletrônicos.

Conversão alcool – injeção eletrônica com chip:

Antes mesmo do lançamento do motor flex, em 2003, já era feita aqui no Brasil a conversão alcool de motores através da reprogramação do chip original do veículo. Tal conversão alcool consistia em alterar os parâmetros originais da injeção, realizado através de um Software de Remapeamento, serviço especializado realizado por profissionais treinados. 
* A conversão alcool com chip, não a possibilidade de rodar com mistura de combustíveis, como os motores flex.

Conversão alcool – injeção eletrônica com conversor flex

Devido à popularidade dos veículos flex, agora também já está disponível no mercado, conversor flex, que além da conversão alcool, também permite que o veículo rode com gasolina, álcool ou mistura de ambos.

Principais vantagens:

  • conversão alcool, rápida e segura, através da instalação do conversor kit flex, e flexibilidade total para abastecer.
  • Mantém a originalidade sem corte de fios ou adaptações
  • Pode ser transferido para outro veículo
  • Instalação simplificada, em geral leva somente 15 minutos.
  • Possui partida a frio embutida, sem necessitar de reservatório separado.